top of page

 

   

 

 

Caraterização da Sala das Ovelhinhas

 

 Organização do Espaço

 

           O espaço pedagógico deve ser visto como um local de bem-estar organizado para a aprendizagem. Este deverá ser organizado, flexivel, estético e seguro e deverá estar predisposto a atender às vivências e interesses das crianças. (Oliveira-Formosinho, 2011) A sala das Ovelhinhas carateriza-se por ser espaçosa, bem iluminada e cumprir todas as regras básicas de segurança: as fichas estão protegidas e não existem objetos pontiagudos ao alcance das crianças. A sala está  organizada em 10 áreas de trabalho bem identificadas, organizadas e equipadas. Em cada uma destas áreas encontra-se um cartaz representaivo do número de crianças que lá podem brincar ao mesmo tempo.

 

 

Área do Tapete:

 A área do tapete é o local priviligiado para a estimulação do diálogo e a comunicação entre o educador e as crianças. Nesta área é privilegiada a interação entre os adultos e as crianças, de forma a fomentar a socialização e a desinibição entre as crianças. Além disto, nesta zona as crianças têm também a possibilidade de brincar com  jogos de construção.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Área da Casinha:

           A área da casinha constitui o quarto das bonecas e serve para recriar situações do dia-a-dia, bem como para as crianças darem aso à sua         imaginação. Esta é constituida por bonecas, bebés-chorões, malas, arca das trapalhadas, roupas, babetes, sapatos, espelhos, berço de bonecas e suporte de pentes e escovas de cabelo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Área da Cozinha:

            A área da cozinha situa-se ao lado da área da casinha e possui um conjunto de elementos que caraterizam este espaço como: colheres, pratos, chávenas, comida, mesa, fruta, cadeiras, fogão e armário. Nesta zona, as crianças podem recriar, tal como na casinha, situações relacionadas com o seu quotidiano. Esta área serve também para as crianças desenvolverem algumas competências a nível de organização, criação de hábitos de limpeza e arrumação e alimentação saudável.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Área da Biblioteca:

            A área da biblioteca é uma zona que permite às crianças estarem em contacto com histórias, livros, revistas, entre outros, sendo um espaço com grande potencialidade de desenvolver nas crianças a sua imaginação e criatividade, através do conto, reconto ou até criação  de histórias a partir das próprias imagens dos livros. Nesta área podemos encontrar uma estante com livros, almofadas, fantoches e um computador. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cantinho da Expressão Plástica:

           No cantinho da expressão plástica as crianças têm a oportunidade de se expressar livremente, mediante as orientações do educador. Esta área possui um quadro de giz, uma estante com folhas de desenho, lápis de cor, plasticina e caixas de arrumação de trabalho. Aqui, as crianças podem desenvolver a sua criatividade e motricidade fina, bem como contactar com diversas técnicas artísticas. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                   

 

 

 

Garagem:

           A área da Garagem é um local onde as crianças têm a possibilidade de recriar situações de trânsito ou simplesmente explorá-la sem qualquer tipo de restrições. É constituida por um tapete, vários carros e motas e uma garagem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cantinho dos jogos:

           O cantinho dos jogos é uma área que permite que as crianças desenvolvam competências lógico-matemáticas e é constituido por uma vasta coleção de jogos, puzzles, jogos de encaixe, legos, lotos, jogos de associação, que se encontram arrumados em estantes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                    

Área das atividades orientadas ou semi-orientadas:

          A área das atividades  orientadas ou semi-orientadas situa-se no centro da sala, sendo composta por 4 mesas e respetivas cadeiras. Esta área, para além de ser destinada à realização de situações de aprendizagem variadas, é também uma zona destinada ao lanche das crianças.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Área do repouso:

            A sala das Ovelhinhas não possui uma área de repouso específica, sendo que os colchões de descanso são colocados por toda a sala na hora do descanso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

          A sala possui ainda prateleiras com acesso restrito às crianças e dois armários onde são guardados dossiês com documentação relativa a cada criança e à sala. Nas paredes da sala podemos ainda encontrar alguns placards para exposição de trabalhos realizados pelas crianças, um quadro de presenças, um quadro do tempo, um cartaz dos aniversários e alguns cartazes ilustrativos de algumas situações de aprendizagem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Organização do tempo/ Rotinas

 

       

          A rotina diária permite um padronizar de acontecimentos que divide o dia em momentos distintos, que se destinam a determinados tipos de atividades.  Ainda assim, a rotina não é apenas uma sequencia rígida de acontecimentos em que os adultos são os únicos responsáveis pela tomada de decisões. O educador é responsável pela planificação geral de cada momento do dia, no entanto nunca consegue prever a reação e as opiniões que as crianças terão relativamente às situações de aprendizagem que lhes são proporcionadas. Deste modo, é importante que o educador seja flexivel na medida em que deverá ter em conta os interesses e necessidades das crianças, de forma a lhes proporcionar oportunidades para explorar situações do seu interesse. (Hohmann, M. & Weikart, D. P., 2011) A Sala das Ovelhinhas tem uma rotina diária estabelecida, que vai desde o acolhimento das crianças até à saida da escola, ao fim do dia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Organização da equipa pedagógica

 

          A equipa pedagógica da Sala das Ovelhinhas é constituída por duas educadoras, uma auxiliar da ação educativa e uma auxiliar de ação educativa voluntária. As educadoras são responsáveis pela prática pedagógica, sendo que uma delas tem um papel secundário, dando apoio á primeira. As auxiliares da ação educativa apoiam as crianças na realização das atividades e são responsáveis pela limpeza da sala.

O espaço pedagógico é "um lugar para o(s) grupo(s) mas também para cada um, um lugar para brincar e para trabalhar, um lugar para a pausa, um lugar que acolhe diferentes ritmos, identidades e culturas." (Oliveira-Formosinho, 2011)

 

Rotina diária da Sala das Ovelhinhas

 

8:00h às 8:30h – acolhimento na sala comum (sala de acolhimento).

8:30h-9:20h – Acolhimento das crianças na sala ou no recreio;

9:20h – 9:45h – Lanche da manhã e higiene;

9:45- 11:00h – Atividades orientadas : bons dias, rezar, tarefas de chefe, atividades (conto de histórias, atividades de expressão plástica, etc.);

11:05h- 11:45h – Atividade/ Brincadeiras livres/ Recreio;

12:00h- 12:45h – Almoço e higiene;

13:00h- 14:45 – Repouso;

14:15h – 15:05h – Despertar e higiene: calçar sapatos, ir ao wc, pentear cabelos;

15:20h- 15:45h – Lanche da tarde;

15:45h – 16:00h – Higiene;

16:00h – 16:45h – Brincadeira livre/atividade livre/ Inicio da entrega das crianças aos pais;

16:45h – 17:10h – Pão e higiene;

17:10h- 18:30h – brincadeira livre/ atividade livre/ recreio

bottom of page